domingo, 4 de dezembro de 2016

Hermes Trismegisto - Caibalion - 5º Princípio - Ritmo

"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, tudo se manifesta por oscilações compensadas, a medida do movimento a direita é a medida do movimento a esquerda, o ritmo é a compensação".

Como um pendulo, como um gradiente de euforia e depressão, se você oscila um tanto para um lado tende a oscilar um tanto para o outro como compensação.

Exemplo: um casal que em inicio de namoro tem um comportamento muito explosivo com demonstrações de paixão, esse gradiente de euforia pode se tornar um equivalente em depressão violência, rejeição em um casamento. Dificilmente você vai encontrar um casal que sempre foi muito sereno que depois se estapeie.
Serenidade é um gradiente de desvio pequeno, portanto o pêndulo não se moverá muito para o outro lado. As coisas se compensam, é uma lei matemática da natureza. É muito parecido com as leis de Newton, igual intensidade porém sentidos oposto, os desvios tendem a se compensar.

O pêndulo no meio do caminho é onde ele está mais vulnerável para vibrar, para que ele vibre menos ou não vibre você tem que ir para o foco, o ponto de partida, tem que se elevar.
O equilíbrio se conquista em um outro patamar, é puxado para cima.

Um sub-princípio, dentro do princípio do ritmo é o da Neutralidade.

"O ritmo é inexorável a vida, mas podemos encontrar um ponto de estabilidade que nos tire destas variações".

Se acreditamos que existem homens que amaram verdadeiramente a humanidade, para quem é cristão Cristo, para budistas, Buda entre outros. Como o amor destes se manifestava ?

Não o era, sereno, sóbrio e duradouro ? Não era o amor do fio da balança, estável ? Alguém já viu um grande mestre de sabedoria onde o amor era efêmero ?

Sóbrio, Sereno, Profundo, Duradouro, Que Garanta a Si Mesmo, Não Sofre Oscilações Nem Se Contradiz, ou seja vai ao fiel da balança.

"Neste nível, não há como acabar com as oscilações, mas podemos minimizar suas influências sobre nós (neutralização)".

Quando estamos em um estado de consciência onde o desejo harmonizado com a experiência em questão já foi superada podemos ajudar a harmonizar os seres que ainda não superaram a experiência em questão.
Nós vamos subindo o nível de consciência para que nenhum desejo nos atinja e nenhuma capacidade de oscilação possa nos afetar. Exemplo: Duas crianças disputando um brinquedo, se nos temos também o desejo do brinquedo seremos somente mais uma força lutando para obter o desejado, mas se já superamos aquele desejo, "crescemos", podemos ajudar as crianças a superarem o conflito e se harmonizarem.
A neutralização significa crescer para dominar os fatores que estão te atingindo neste patamar, cada vez mais subindo e neutralizando até que nenhum desejo mais te atinja; até chegar a Sabedoria. Passar para um outro patamar de consciência.

Na terra existem cumes e vales, mas também observamos o Sol. Na nossa consciência temos também algo de solar e algo de terrestre; se você se identifica com a terra, você irá ficar subindo e descendo como os cumes e os vales, mas se você se identifica com aquilo em você que é solar, o teu corpo vai continuar subindo e descendo mas você já não identifica mais.
exemplo: Quando acordamos e vemos que o corpo está sofrido mas estamos bem, ou a psique não está nos melhores dias, mas estamos bem.

Quando não damos muita atenção as vibrações terrestres elas naturalmente vão se suavizando, como criança quando faz birra e você olha para ela, a birra piora ou melhora ?
Então quando você não olha ela vai serenando, sabe que aquilo não tem mais influência, eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário