domingo, 4 de dezembro de 2016

Hermes Trismegisto - Caibalion - 7º Princípio - Gênero


Gênero vem de Generaris que significa gerar, que dá nascimento a tudo nos três planos do universo.

"O gênero está em tudo; tudo tem seus Princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos"

Gênero não tem nada haver com sexo. Gênero é sexo quando se projeta no corpo físico dos seres humanos ou animais.

Gênero pode estar no plano emocional, no plano mental, duas idéias se combinam e geram uma consequência, duas emoções se combinam e geram  uma consequência. O yin e yang, o tao são uma demonstração do princípio do gênero. Tudo que se gera, se cria desta foram.

" Gênero não significa sexo, gênero significa gerar (físico), procriar (mental), ou criar (espiritual)".


Nos permite ser original, captar idéias novas do plano espiritual, gerar combinações de ideias antigas no plano mental, e nos permite gerar novos corpos físicos no plano físico.


Ninguém cria nada novo se não lançar mão do princípio do gênero.

No 1º princípio, Mentalismo, existe gênero mental, nas nossas mentes existem o masculino e feminino. Se quiser criar algo novo fiquemos atento a isso.

O ovo do cuco-canoro: ele não faz ninho, ele vai nos ninhos dos outros pássaros e retira os ovos e coloca os dele. Os pássaros, donos dos ninhos chocam os ovos do cuco-canoro mas como eles cuidam e criam eles tem a impressão que o filho é deles.
Dizem que o homem é um sintaxe da natureza; e portanto criamos várias coisas que acreditamos ser nossas mas na verdade a semente criadora vem de outro. Se não sou capaz de ir lá no plano das idéias, no plano espiritual ver alguma lei do universo e fecundar a minha mente, estarei chocando ovo de cuco, chocando idéias que não são minhas.

Cuidado, quais as idéias que você realmente captou, quais os pensamentos que são realmente seus, quais das suas criações são realmente suas?

Esse mecanismo é o mais comum para a indução e manipulação, é facilmente visível onde existe uma demonstração de raiva, ódio, ou sentimentos políticos em pessoas que não tem nenhuma razão para ter aquilo, não pensa daquela forma, não teve nenhuma reflexão própria para aquilo.

Usamos os pensamentos e emoções, sentimentos alheios (inseridos) como entretenimento, como um chantili para dar sabor a vida de forma superficial. Quando alguém famoso morre, aquela comoção de pessoas que não acompanharam o famoso em nenhuma fase, que não o conheciam, se comovem profundamente sem nenhuma relação.

O que você realmente ama? O que realmente te causa dor? O que realmente você pensa dos outros seres humanos? Você refletiu sobre isso? Caso não, somente viemos a mente feminina que recebe a semente e desenvolve, o princípio da geração não funcionou ainda, não gerou vida.
Nenhuma idéia tua é realmente tua e assim você não será capaz de realizar a tua identidade, dar o teu recado ao mundo, dizer a que veio. Isso só é possível quando você cria sua própria identidade, fecunda sua própria mente.

Muito pouco temos de autêntico, muito pouco comunica ao mundo o que viemos comunicar.

"Guardai-vos da avareza mental e expressai em AÇÃO aquilo que aprendestes. Estudai os Axiomas e Aforismos, mas praticai-os também. Só acessaremos a sabedoria do Todo quando no integrarmos a ele. O conhecimento é, como a riqueza, destinada ao Uso. A Lei do Uso é Universal e aquele que ignora esta lei sofre por causa do seu conflito com as forças naturais."

Honrai as verdades com a prática.

O conhecimento gera compromisso. Se você não quer se comprometer com a vida, com a natureza, a humanidade a sua própria vida não queira conhecimento, não queira conhecer.
É como imaginar que você sabe nadar e passa por uma piscina com uma pessoa se afogando, se você sabe nadar você tem obrigação de ajudar aquela pessoa, mas se você não sabe, siga o seu caminho, melhor do que ter dois a beira da morte. Se você quer o conhecimento queira o compromisso, pois só existe esse sentido. E você, realmente, só conhecerá as coisas quando você se comprometer com elas e vivê-las.

Conhecimento sem Compromisso é Vaidade!

Essa postagem foi baseada em aulas da Nova Acrópole disponíveis no youtube, no livro Caibalion e em minhas conversas com Sr. Mario Sobral, filosofo e leitor.
https://www.youtube.com/watch?v=eqRV0K6bzrU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário