domingo, 4 de dezembro de 2016

Hermes Trismegisto - Caibalion - 6º Princípio - Causa e Efeito

"Toda causa tem o seu efeito e todo efeito tem a sua causa. Todas as coisas acontecem de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa a Lei ".

Tipicamente a lei do carma.

Se você quer mudar o futuro, gere agora causas diferentes.

Helena Blavatsky dizia que "não adianta pedir aos deuses para te livrarem das consequências cujas causas você já gerou". Se existem deuses eles se tornaram grandes por respeitarem as leis da natureza e nem eles podem contra o carma, agora o mais simples dos seres podem mudar as causas que não lhe farão sofrer as mesmas consequências. No campo das causas todos temos poder, nos das consequências não mais. Na bíblia, "A semeadura é livre, porém a colheita é obrigatória".
Se você semeou trigo, não espere soja nem chore pelas consequências, aprenda, evolua e siga.

Num determinado momento da vida onde você está passado por um momento difícil, você lembrar perfeitamente o momento que você gerou aquela necessidade de experiência.
Qual foi a postura, a birra, a irritação, a falha cuja consequência seja o que você está vivendo. Perceba que foi você que pediu aquilo para crescer, a culpa não é de ninguém, não há culpa, você vive como processo pedagógico para poder evoluir e ter em mente a consequência daquela atitude.

Epiteto - A extinção da culpa marca o início do progresso moral.
As coisas são a consequência das causas que você gerou livremente.

"Toda ideia que pensamos, todo ato que fazemos, todo sentimento tem o seu resultado direto ou indireto que se adapta à grande cadeia  de Causa e Efeito".

Einstein - "Dadas as mesmas causas os mesmos resultados advirão".

Se você quer que sua vida mude você deve criar novas causas. Se fizer as mesmas coisas as consequências serão as mesmas. Faça planos e acionem, caso não os resultados serão os mesmos.

Essa postagem foi baseada em aulas da Nova Acrópole disponíveis no youtube, no livro Caibalion e em minhas conversas com Sr. Mario Sobral, filosofo e leitor.

2 comentários:

  1. Em busca de conhecer a si mesmo. Dói amadurecer.

    ResponderExcluir
  2. Olavo, meus parabéns por citar as fontes. Isso me dá uma baita esperança. Começando aqui a estudar o Hermetismo.

    ResponderExcluir